Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Com esta receita o Chamava-lhe um figo! participa pela primeira vez no Dia Um... na Cozinha!.

O tema foi lançado a pensar no dia de hoje, dia 1º de Maio, dia Internacional do Trabalhador.

Tema: Pão Salgado

 

Ingredientes

500g de farinha de trigo (T65)

11g de fermento de padeiro

310ml de água morna

1 c. de sopa de açúcar

- 1/2 c. de sopa de sal refinado

- 3 c. de sopa de azeite

- 2 ou 3 raminhos de alecrim

azeite q.b.

- sal grosso q.b.

 

Preparação

Peneira a farinha, o fermento, o sal e o açúcar para uma taça grande e mistura. Adiciona umas folhinhas de alecrim picadas. Faz um buraco no meio e deita o azeite e a água morna. Começa por mexer com um garfo e depois com as mãos - polvilha a bancada com farinha e sova a massa durante uns 10min, até que descole facilmente das mãos e se torne macia. Pincela a taça com azeite e volta a colocar lá a massa. Cobre com película aderente e deixa levedar durante, pelo menos, 1h (como tinha tempo deixei +/- 3h). 

Tendo a massa levedada tens duas opções: cozer como um pão único ou fazer várias focaccias. Se quiseres fazer apenas um pão coloca a massa num tabuleiro pincelado com azeite, faz pequenas depressões na massa com as pontas dos dedos e polvilha com sal grosso e folhas de alecrim. Se quiseres fazer como eu  várias focaccias mais pequenas divide a massa entre 8 a 10 partes, molda em forma oval e depois com as pontas dos dedos pressiona a massa, vira e repete o processo. Coloca numa tabuleiro forrado com papel vegetal, faz furinhos na massa com o garfo, polvilha com sal grosso e folhas de alecrim. Em qualquer um dos casos rega com um fio de azeite e leva ao forno a 200º durante 20min.

 

Óptimas para servir de entrada com manteiga de alho ou simplesmente com uma tacinha de azeite e vinagre balsâmico para molhar.

 

Não te esqueças de servir com um bom vinho tinto... enjoy it :)

 

 

  

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


postas de pescada

Sem imagem de perfil

De Célio Cruz | Sweet Gula a 13.05.2014 às 23:23

Olá Sónia!
Ando há tanto tempo para fazer uma focaccia e a tua tem tão bom aspecto que agora fiquei ainda com mais vontade de experimentar. Deve ser deliciosa, só pelo aspecto já me convenceu. ;)
Beijinho.
Imagem de perfil

De chamavalheumfigo a 14.05.2014 às 19:34

Obrigada pela visita, Célio. Adoro o seu blog e é uma honra tê-lo aqui a comentar um dos meus posts. Experimente e diga-me como correu, são muito boas :)

comentar a receita






Mais sobre mim

foto do autor



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Caderno de Receitas