Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Esta vai ser a estreia do Chamava-lhe um figo! em desafios lançados por outros blogs de culinária!
Este prato já tinha sido feito cá em casa e hoje foi reproduzido a pensar na última edição d' "A escolha do ingrediente" lançada pela Tertúlia da Susy que, desta vez, decorre n'A Cozinha Aromática até ao dia 31 de Março.
Ingrediente escolhido: Salmão.
Ingredientes
Salmão
- 2 filetes de salmão
- 1 limão
- sementes de girassol q.b.
- sementes de linhaça q.b.
- sementes de sésamo q.b.
- sal e pimenta q.b.
Molho de Iogurte Grego Light
- 3 c. de sopa de iogurte grego magro (59kcal/100g - Lidl)
- 1 c. de chá de maionese light
- 1 c. de café de azeite
- 1 dente de alho esmagado e picado
- salsa q.b. picada
- sal e pimenta q.b.
Preparação
Tempera os filetes de salmão com o sumo do limão, sal e pimenta e, preferencialmente, deixa marinar durante 2 ou 3h antes de confeccionares o prato.
Antes de grelhares o salmão, prepara o molho de iogurte: junta todos os ingredientes acima referidos num recipiente para molhos e mexe suavemente.
Pincela o grelhador (ou dita chapa) com azeite e com um papel absorvente limpa o excesso. Põe o grelhador a aquecer e, enquanto isso, polvilha toda a parte superior dos filetes com os três tipos de sementes. Assim que o chapa estiver bem quente coloca os filetes com a parte das sementes para baixo - o movimento deve ser relativamente rápido para que as sementes não caiam. Quando o salmão começar a ficar com uma coloração rosada até metade da altura, vira-o e espera que grelhe mais um pouco. Depois é só servir com o molho de iogurte grego.
Acompanhei o salmão com uma salada mista de alface, tomate cherry e maçã... enjoy it :)