Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Sabes aquela comidinha boa que, só de lhe sentires o cheiro, te teletransporta para a casa da tua avó?! Aquela que a tua mãe preparava religiosamente para o almoço de domingo?! Aquela que te aconchega o estômago e te conforta a alma!? E te faz correr a sete pés da balança!
O Chamava-lhe um figo! inicia hoje uma nova rubrica - Comida de Conforto|Comfort Food
Ingredientes
- 1 pato
- 170g de toucinho fumado/bacon
- 2 cebolas
- 2 folhas de louro
- 4 dentes de alho
- 1 molho de salsa
- 2 chávenas de arroz agulha
- 3 ovos
- azeite q.b.
- sal e pimenta q.b.
Preparação
Coze o pato na panela de pressão com uma cebola cortada ao meio, um pouco de sal e as folhas de louro - depois de criar pressão conta 20/25min e desliga o fogão. Retira o pato da panela e deixa arrefecer. Reserva duas ou três chávenas da água da cozedura e desfia a carne para um recipiente limpo.
Pica a cebola e os alhos finamente e refoga em azeite com o bacon partido em cubinhos - reserva 1/3 do bacon! Acrescenta a salsa picada e a carne desfiada e envolve bem para tomar gosto. Tempera com sal e pimenta.
Numa caçarola grande deita um fio de azeite e frita ligeiramente o arroz. Deita-lhe depois 3 chávenas de água fervente e 3 chávenas da água onde foi cozido o pato. Tempera com sal, mexe um pouco e deixa cozer. Não deixes que a água evapore completamente ou o arroz de pato ficará muito seco! Quando o arroz estiver praticamente cozido adiciona-lhe o refogado da carne.
Prova e rectifica os temperos, se necessário. Deita numa assadeira, pincela a superfície com os ovos batidos e distribui os quadradinhos de bacon a teu gosto. Leva ao forno a 180º até alourar.
Na verdade, na casa da minha mãe usa-se chouriço... infelizmente o Mr. P não é grande fã!
Adoro arroz de pato bem tostadinho e este ficou delicioso... enjoy it :)