Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Ingredientes
Massa
- 2dl de leite meio gordo
- 1ovo + 1gema
- 30g de margarina
- 1laranja (sumo+raspa)
- 0,5dl de vinho do Porto
- 100g de açúcar
- 450g de farinha sem fermento
- 22g de fermento de padeiro (saquetas Fermipan)
- mel q.b. (para pincelar)
- leite q.b. (para pincelar)
- 1 pitada de sal
- 1 açúcar em pó q.b. (para decorar)
Recheio
- 1tablete de chocolate de culinária (Pantagruel)
- +/- 1dl de leite
- 20g margarina
- 3/4 c. sopa de açúcar
- frutos secos a gosto: noz, avelã e amêndoa
Preparação
Se tiveres máquina do pão junta na cuba todos os ingredientes pela ordem apresentada e escolhe o programa Massas (foi o meu caso). Quando o programa terminar deixar repousar por mais 20min.
Se não tiveres máquina do pão ou nenhum outro robot de cozinha, há sempre a opção do método tradicional: desfaz o fermento no leite morno, junta à farinha e mexe até teres uma massa homógenea. Tapa com película aderente e reserva durante 20min para deixares levedar. Bate bem a manteiga com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado e depois adiciona a laranja, os ovos e o sal. Junta os dois preparados e adiciona o vinho do Porto, amassa bem até que deixe de colar às mãos (vai adicionando farinha se for necessário). Tapa novamente tudo com película aderente e deixa levedar durante +/- 1.30h (até que a massa tenha duplicado o volume).
Em qualquer uma das alternativas, enquanto a massa leveda, podes ir preparando o recheio: derrete o chocolate e a margarina em banho maria e adiciona o leite pouco a pouco, mexendo sempre. Acrescenta o açúcar a gosto e mexe (mais ou menos açúcar se achares demasiado amargo). Deixa arrefecer.
Quando a massa estiver pronta coloca-a na bancada, previamente salpicada de farinha, e estende-a com a ajuda do rolo da massa em forma de rectângulo (se a massa estiver ainda demasiado elástica podes sempre acrescentar mais farinha, em pequenas quantidades de cada vez). Distribui o chocolate pelo rectângulo e os frutos. Enrola a massa com as mãos em forma de canudo no sentido longitudinal e junta as pontas com os dedos humedecidos. Com uma tesoura faz alguns golpes, pincela com leite e depois com mel.
Para ficar mais apetitoso podes colocar mais um pouco de chocolate por cima e frutos a gosto.
Coloca num tabuleiro com papel vegetal e leva ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 35min.
Finaliza a decoração com açúcar em pó.
Nunca fui fã do bolo-rei tradicional por isso achei que era altura de fazer um que pudesse comer!
Ficou enorme e maravilhoso... enjoy it :)